Tudo sobre compressor de ar
O compressor de ar é um equipamento importante e muito comum no setor industrial e na construção civil. Ele é uma solução potente que garante que o ar comprimido seja ejetado em alta velocidade, o que auxilia diretamente no bom funcionamento de outros equipamentos, como por exemplo:
- Chaves de impacto;
- Furadeiras;
- Pistolas de pintura;
- Lixadeiras;
- Ferramentas pneumáticas;
- Entre outras.
Para algumas funções específicas, os compressores de ar também são utilizados para ações domésticas, no entanto, como vai ser colocado mais adiante, será importante levar em consideração as dicas para sua manutenção. Gostou desse assunto e quer saber mais sobre as funcionalidades e onde comprar o compressor de ar? Então siga conosco.
Como funciona o compressor de ar?
Os compressores são responsáveis por fornecer a energia para o bom funcionamento do sistema pneumático. Seu princípio de automação vem de um motor que é acoplado do compressor e ambos trabalham organizadamente para garantir a compressão do ar dentro do cilindro.
Na parte dianteira encontra-se um bico onde é acoplado à tubulação que é ligada ao sistema pneumático. Esse tipo de sistema garante com que o ar atmosférico consiga ficar armazenado dentro do cilindro, o que consequentemente garante a acumulação do ar e bom funcionamento do aparelho.
A NR-13 e os compressores de ar
Outro dado importante na hora de comprar um compressor de ar, é que o equipamento necessita estar de acordo com a norma regulamentadora NR-13, que tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.
A norma consiste na intenção de estabelecer os requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento. Para isso prevê-se a existência da inspeção constante, operação e manutenção de compressores, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
Portanto, na hora de adquirir o seu compressor, verifique se ele se encaixa dentro do padrão da NR-13 para evitar acidentes e uma eventual autuação.
Sobre a manutenção de compressores
Antes de chamar um técnico especializado em compressores, é possível fazer uma análise visual e ações periódicas para garantir que ele esteja funcionando bem e por mais tempo.
Para isso é indicado que se verifique a cada 10 dias o nível de óleo de lubrificação. Faça também uma limpeza periódica para eliminar eventuais agentes que possam corroer as estruturas que compõem o compressor. Análise a tensão das correias e veja se estão operando normalmente, pois seu desgaste pode danificar o motor do compressor.
São detalhes que além de prever uma economia com manutenção periódica, também aumentam a expectativa de vida do equipamento.
Compre o compressor de ar
Agora se está na hora de comprar o compressor de ar para sua empresa ou indústria, conte com a melhor solução do mercado. São anos de experiência fornecendo um equipamento de primeira linha que visa levar ao consumidor a melhor solução do setor.
Além da disponibilidade imediata da garantia de fabricante, contará com o auxílio de uma equipe de vendas para sanar todas as dúvidas sobre o produto.
Vale ressaltar que todo o equipamento está de acordo com as normas exigidas pela NR-13 para proteger a sua empresa e seus funcionários. Entre em contato agora mesmo e tenha maiores informações.